Modelo de Atuação

Uma de nossas principais atividades, na condição de fornecedora de soluções em serviços financeiros e corretagem de seguros, é o importante papel que desempenhamos na definição da estratégia de venda de seguros, na estruturação de novos produtos e canais e no acompanhamento diário das metas de vendas de seguros de nossos parceiros comerciais, a Caixa Seguradora e a CAIXA, em seus diferentes canais de vendas. Nosso modelo de atuação neste ecossistema envolve as seguintes atividades:

Com a Caixa Seguradora: atuamos na estruturação de produtos, avaliação de canais de venda e participamos ativamente do planejamento de marketing da Caixa Seguradora, por meio de discussões do plano de negócios, orçamento, estudos de mercado, além de reportes de acompanhamento para a CAIXA. Entre outros recursos, contamos com uma área de inteligência de marketing com um profundo conhecimento de gestão de ambientes informacionais de grande complexidade (big data), desenvolvendo estudos de segmentação de clientes e modelos de propensão à compra dos produtos de seguros.

Com a CAIXA: atuamos na venda direta e também no suporte comercial às atividades de vendas de seguros da Caixa Seguradora nas agências da CAIXA. Contamos também com uma estrutura comercial para venda e renovação, por meio de canais remotos (call center e webchat), e também possuímos uma equipe de corretores próprios atuando no segmento de Riscos Especiais para atender grandes empresas. Adicionalmente, contamos com uma estrutura de backoffice que atua na regulação de sinistro e atendimento de clientes.

Dinâmica Comercial da Venda de Seguros:

Em nosso principal ambiente de negócios, nossos produtos são divididos em três categorias: (i) produtos de bancassurance, (ii) produtos tradicionais e (iii) produtos substitutos. A comercialização destes três blocos acontece de forma distinta.

Produtos de bancassurance possuem maior aderência às transações financeiras do banco (Crédito Habitacional, Crédito Consignado, Abertura de Conta, dentre outros), que acontecem principalmente nas agências e nos correspondentes bancários. Nessa categoria, a compra do seguro está, em geral, associada à oferta realizada no momento da concretização de uma operação bancária. São produtos como: seguro Habitacional, Prestamista, Vida, Residencial e Multirrisco Empresarial. Em 2016, os produtos bancassurance representaram 80% da nossa receita bruta total.

Produtos tradicionais de seguros, por sua vez, dependem de esforços ativos de venda em canais que vão além das agências e correspondentes bancários. Nessa categoria, o cliente possui intenção de compra anterior ao contato com o canal de vendas. São produtos como: seguro Auto, Saúde, Riscos Especiais, dentre outros. Nestes casos, diferente do que ocorre na comercialização dos produtos de bancassurance, atuamos em canais alternativos, principalmente por meio da nossa central remota de vendas e renovação. Os produtos tradicionais representaram 15% da nossa receita bruta.

O bloco de Substitutos é composto pelos produtos de Previdência, Capitalização e Consórcio - produtos de acumulação, tipicamente complementares aos produtos financeiros oferecidos pelo banco (fundos de investimentos, poupança, dentre outros). Este segmento representou uma parcela de 5% de nosso resultado.

Última Atualização em 9 de Março de 2017