Administração

 

Conselho de Administração

Conselho de Administração
Experiência profissional dos membros do Conselho de Administração
Antônio Cássio dos Santos – Presidente do Conselho de Administração
O Sr. Antônio Cássio dos Santos é economista, conta com dois MBAs: no Brasil pelo IBMEC/SP e nos Estados Unidos pela Vanderbilt University/Tennessee, onde também obteve especialização em Assuntos Latino-Americanos; Cursou Mestrado em Psicoterapia pela Escola Paulista de Psicodrama; Pós Mestrado em Negócios Globais pelo IESE Madrid; especializações pela London Business School em Liderança Empresarial e em Transformação Digital, pelo IMD Lausanne em Diversidade e Inclusão, pela Cambridge School em Sustentabilidade, e em Física Quântica Aplicada Barra de Access pela Consciousnesses EEUU. Concluiu, ainda, o Curso de Melhores Práticas para Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Responsabilidade dos Administradores, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Eleito 4 vezes “Executivo de Valor” como melhor CEO do Setor de Seguros, e Top 20 melhores CEO do Brasil pelo Jornal Valor Econômico; e um dos 5 executivos mais influentes da América Latina no Setor pela Insurance Business Review. Com mais de 40 anos de experiência na área, presidiu a Federação Nacional de Vida e Previdência no início da década passada. Entre os principais postos que ocupou estão: (i) Foi CEO do IRB Brasil Re, e nos últimos 5 anos anteriores ocupou cargos no Conselho em várias unidades no mundo da Assicurazioni Generali S.p.A., onde, até março de 2020, ocupou o cargo de CEO para as Regiões Américas e para o Sul da Europa; (ii) Foi CEO da Zurich Insurance Group para América Latina, ocasião em que também ocupou o cargo de Chairman para América Latina e Membro do Conselho Consultivo Mundial da empresa de 2011 e 2015; (iii) como Executive Chairman, presidiu o Grupo Mapfre Brasil Seguros entre 2000 e 2011; (iv) trabalhou na Whirlpool em várias posições de alta gestão no Brasil e Estados Unidos entre 1992 e 2000; (v) entre 1979 e 1992, desenvolveu sua carreira passando por várias empresas do setor, desde a posição de “clerk” até alcançar aos 24 anos de idade o posto de CFO. Além disso, é membro representante do Brasil na Genéve Association, importante entidade que reúne relevantes personalidades do mundo do seguro e considerada a principal “think tank” do setor. Atualmente é Presidente do Conselho do IRB Brasil Re., Membro do Conselho da Obb Capital, e Membro do Conselho de Trustees da FGV. Empreendedor nos setores veterinário e de cashback.
David João Almeida dos Reis Borges
David João Almeida dos Reis Borges é economista, formado pela Université Paris – VIII – Saint Denis, França, e possui vasta  experiência executiva, incluindo participações como membro da administração de empresas como Terravista/T-Online Portugal (2002), Mobile Value (2003-2005), Exanetis (2002-2006). Atuou como líder de comunicação do Programa PAR (2006-2009) e posteriormente como líder de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo PAR (2009-2011). Em 2013 exerceu o cargo de Diretor Executivo da PAR Relacionamento e de 2011 a 2015 exerceu o cargo de Consultor da Presidência do Grupo PAR, continuando sua atuação no grupo onde atualmente desempenha a função de Diretor Executivo da Integra Participações S.A. Além do cargo e função ora descrito, ocupa o cargo de Conselheiro da empresa Crescer Serviços de Orientação a Empreendedores S.A desde 2 de julho de 2019.
Miguel Ângelo Junger de Simas
O Sr. Miguel Ângelo Simas é graduado em administração pela Universidade Estácio de Sá. O Sr. Miguel possui quase 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado como Diretor Estatutário do Banco Investcorp e Diretor Administrativo da Corretora Banfort. Possui mais de 10 anos como sócio das empresas MSimas Contábil, Process BPO e Crowe Horwath BPO. Atualmente, também é diretor executivo da Integra Participações S.A., membro do nosso bloco de controle. Atualmente, o Sr. Miguel pertence ao Comitê de Auditoria e ao Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos.
Elício Lima
Elício Lima é graduado em Direito e possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Ingressou na Caixa Econômica Federal (“CEF”) em 2000, ocupando cargos de Gerente Geral e Gerente Nacional, Superintendente Regional de Rede e Superintendente Nacional. Elicio atuou por 8 anos como membro titular do Conselho Deliberativo Regional do SEBRAE DF – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro Empresa e do COPEP/DF – Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal. Atualmente, o Sr. Elício pertence ao Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas.
Hélio Fernando Leite Solino
O Sr. Hélio Fernando Leite Solino começou sua carreira como Gerente de Orçamento e Custos, na Companhia Internacional de Seguros (1977-1984), foi Superintendente de Planejamento e Controle da Generali do Brasil (1984-1989), com vasta experiência executiva, incluindo atuação na Arbi Seguros/Santa Cruz Seguros (1990-1996), Executivos Seguros (1996-1997), AIG Brasil – Unibanco Seguros e Garantec (1997-2000) e QBE Brasil Seguros S/A (2000-2016). Desde 2017, compõe o Comitê de Auditoria de todas as empresas do Grupo Zurich Seguros, no Brasil, incluindo duas empresas da joint venture entre a Zurich e o Banco Santander. Atualmente, o Sr. Hélio pertence ao Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos.
Flávio Bauer
O Sr. Flávio Bauer é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde também realizou sua pós-graduação. Começou sua carreira como trainee nas empresas Aachener und Munchener Versicherung e RK Harrison Insurance Brokers, London. Foi Gerente do Departamento de Resseguros na Divisão Internacional da Bunge (1980/1992), Gerente de co-seguros e resseguros na MAPFRE (1992-1994), Gerente da Divisão do Ramo Metropolitano de São Paulo da MAPFRE, Chefe Executivo na Sedwick and Sedgwick Nikols Portominas do Brasil (1996/1999), Vice Presidente da ACE Seguradora S/A (2000/2001), Presidente da ACE Seguradora S/A (2002/2005), Presidente da Marsh Corretora de Seguros Ltda., Presidente do Citibank Corretora de Seguros S/A (2009/2010) e Vice Presidente da Divisão Global de Contas da LATAM, atualmente Chubb. Atualmente, o Sr. Flávio pertence ao Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas.
Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho
O Sr. Carlos Alberto foi Vice Presidente da Sulamérica Seguros, Previdência e Investimentos, posição em que foi responsável pelas áreas de Seguros de Vida e Planos de Previdência, Seguros de Automóvel, de Property & Casualty, além das de Vendas e Marketing e de Estratégia e Projetos. Foi um dos fundadores da Icatu Seguros em 1992, onde iniciou como Vice Presidente Comercial e de Underwriting e foi Presidente e CEO. Em 2010 deixou a SulAmérica para coordenar a integração de 27 corretoras de seguros na holding Brasil Insurance e participar do processo de IPO desta, antes de retornar à SulAmérica em Junho de 2011. Foi membro do conselho de administração da Icatu Seguros e Brasil Veículos Seguradora (Grupo BB) e realizou os programas de Senior Executive Management pela LBS-London Business School, de Preparação de Conselheiros pela FDC-Fundação Don Cabral, MBA pela FEA-USP, Fundamentals of Pension Plans pela Wharton University e Life Insurance Planning pelo American College of Philadelphia. Atualmente, o Sr. Carlos Alberto pertence ao Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas.
Experiência profissional dos membros independentes do Conselho de Administração:
Shakhaf Wine
O Sr. Shakhaf Wine é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi trader de câmbio no Banco Icatu, de 1990 a 1993, assumindo, em 1993 a posição de Senior Associate Director pelo Morgan Grenfell DMG / Deutsche Bank em Londres, por cinco anos consecutivos. De 1998 a 2003 Sr. Wine se tornou membro sênior de uma das principais equipes europeias de investment banking no setor de telecomunicações, pelo Merrill Lynch International. Em 2003, o Sr. Wine exerceu o cargo de Membro do Comitê Executivo e do Conselho de Administração da Portugal Telecom, permanecendo no cargo até 2015, quando em 2016 assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração pela Contax S.A., o qual exerceu até 2017. Atualmente, o Sr. Shakhaf Wine é Coordenador do Comitê de Pessoas, Governança, Remuneração e Sustentabilidade (ASG).
Isabella Saboya de Albuquerque
A Sra. Isabella Saboya é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1993). Foi assessora da presidência da Comissão de Valores Mobiliários – CVM (2000/2001), tendo participado da formulação do Projeto de Reforma da Lei das Sociedades Anônimas e do Grupo de Trabalho do Mercado de Capitais -GTMC. Trabalhou na formulação de um Código de Governança Corporativa lançado pela CVM e foi membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro do Conselho de Administração da BrasilAgro – Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (desde outubro de 2021), companhia aberta do ramo de agronegócio; (ii) Membro do Conselho Consultivo da Artha Educação Ltda. (desde maio de 2021), empresa do ramo de consultoria em sustentabilidade; (iii) Membro do Conselho de Administração (de outubro de 2017 a maio de 2021) e Coordenadora do Comitê de Auditoria (de março de 2020 a maio de 2021) da Vale S.A., companhia aberta do ramo de mineração e logística; (iv) Membro Titular do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (entre março de 2016 e março de 2019), instituição sem fins lucrativos; (v) Membro do Conselho de Administração, Membro do Comitê de Gente e Remuneração e Gente e Coordenadora do Comitê de Transações com Partes Relacionadas da Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. ( de outubro de 2015 a abril de 2020); (vi) Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A. (de abril de 2016 a abril de 2017), companhia aberta do setor de engenharia; e (vii) Membro do Conselho de Administração da Br Malls S.A. (de maio de 2016 a março de 2017), holding de shopping centers. A Sra. Isabella Saboya é Membro do Comitê Executivo do Código Brasileiro de Stewardship (desde setembro de 2021), Membro do Grupo de Trabalho de Implementação do Código Stewardship (desde novembro de 2015). Atualmente, a Sra. Isabella Saboya pertence ao Comitê de Pessoas, Governança, Remuneração e Sustentabilidade (ASG).

 

O Conselho de Administração é o nosso órgão de deliberação colegiada, tendo como atribuições principais o estabelecimento de nossas políticas gerais de negócios e supervisão da gestão da Diretoria. No Formulário de Referência da Wiz, arquivado na CVM conforme Legislação Societária Brasileira, contém informações complementares a respeito das responsabilidades atribuídas ao Conselho de Administração.

Atualmente, nosso Conselho é composto por nove membros efetivos e sete conselheiros suplentes, sendo dois conselheiros efetivos independentes. O Conselho também conta com 4 Comitês Estatutários de Assessoramento – Comitê de Auditoria, Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas, Comitê de Pessoas, Governança, Remuneração e Sustentabilidade (ASG) e, por fim, um Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos.

Encontre aqui, na íntegra, o Regimento Interno do Conselho de Administração conforme aprovado em Reunião do Conselho de Administração realizada em 16 de março de 2022.

Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

De acordo com nosso Estatuto Social, a Diretoria deve ser composta por, no mínimo, 3 (três) membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Executivo e um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, para mandato unificado de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição.

Compete a Diretoria, de forma geral:

i. Representar a nossa Companhia perante quaisquer terceiros;

ii. Zelar pela observância da lei e do Estatuto Social;

iii. Coordenar o andamento das nossas atividades, incluindo a implementação das diretrizes e o cumprimento das deliberações tomadas em Assembleias Gerais de acionistas e nas Reuniões do Conselho de Administração; e

iv. Administrar e gerir os negócios sociais.

Experiência profissional dos membros da Diretoria Executiva
Heverton Pessoa de Melo Peixoto – Diretor Presidente e de Relações com Investidores
O Sr. Heverton Pessoa de Melo Peixoto é graduado em Engenharia Civil e tem MBA e Master em Corporate Finance no Insead, França. O Sr. Peixoto possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por 4 anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e 1 ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente em projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
Marcus Vinícius de Oliveira – Diretor Financeiro
Sr. Marcus Vinícius de Oliveira é Graduado em Ciências Jurídicas e Tecnólogo em Administração, possuindo diversos MBAs e pós-graduação em Direito. Iniciou sua carreira de gestão como Superintendente Administrativo e Financeiro (1993-1996) e posteriormente como Diretor Executivo (1996-2002) da Fenae Corretora-. Durante o período de 2002 a 2012 atuou como Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. O Sr. Marcus também atuou como Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração (2007-2009) e do Conselho Fiscal (2010) da BRB CARD S.A e Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da BRB ADMINISTRADORA E CORRETORA DE SEGUROS S.A (2011). Atualmente é membro do Conselho Fiscal da INADCON Assessoria Condominial S/S Ltda.

Nossa Diretoria é responsável pela administração dos nossos negócios em geral e pela sua representação legal em todos os atos necessários ou convenientes associados aos seus negócios, ressalvados os atos que a Lei, o nosso Estatuto Social reservem a competência para o Conselho de Administração e/ou para a Assembleia Geral de acionistas.

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

Atualmente, nosso conselho fiscal não está instalado, no entanto, nosso Estatuto Social prevê a criação de um conselho fiscal de caráter não permanente.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistirão em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas.

Os membros do conselho fiscal serão eleitos em Assembleia Geral, sendo que sua posse será condicionada à assinatura do Termo de Anuência dos Membros do Conselho Fiscal.

 

Comitês

*Comitês
Comitê de Pessoas, Governança, Remuneração e Sustentabilidade (ASG)

O comitê ASG é composto por 4 membros, dos quais: (i) Antônio Cassio dos Santos – Presidente do Conselho de Administração; (ii) Cibele Castro – Membro Externo; (iii) Isabella Saboya de Albuquerque – Membro Efetivo do Conselho de Administração e (iv) Shakhaf Wine – Membro Efetivo do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê.

O Comitê tem como algumas de suas principais funções: (i) Assessorar o Conselho de Administração da Companhia no exercício das suas atribuições, relativamente à área de recursos humanos, sustentabilidade e governança e (ii) Elaborar, revisar regularmente e aprimorar as políticas de recursos humanos e de gestão de pessoas.

Comitê de Auditoria

O Comitê é composto por 3 membros, dos quais: (i) Miguel Ângelo Junger Simas – Membro Efetivo do Conselho de Administração; (ii) Décio Martins Westphalen – Membro Externo e Coordenador do Comitê e (iii) Ruy Reis Vasconcellos Filho – Membro Externo.

O Comitê tem como algumas de suas principais funções: (i) Auxiliar a equipe de Controles Internos e Riscos na definição das diretrizes e metodologia de gestão de riscos e controles internos, além das métricas de mensuração da tolerância e apetite aos riscos, apresentando ao Conselho de Administração sua recomendação de aprovação; (ii) Avaliar a aplicação da Política de Gerenciamento de Riscos, anualmente, propondo, quando necessárias, alterações, submetendo-as ao Conselho de Administração para aprovação e (iii) Avaliar a Matriz de Riscos e Controles da Companhia, apresentando ao Conselho de Administração suas recomendações.

Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas
O comitê é composto por quatro membros, dos quais: (i) João Pinheiro Nogueira Batista – Suplente do Conselho de Administração; (ii) Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho – Membro Efetivo do Conselho de Administração; (iii) Flávio Bauer – Membro Efetivo do Conselho de Administração e (iv) Elicio Lima – Membro efetivo do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê

O Comitê tem como algumas de suas principais funções: (i) Supervisionar o cumprimento das políticas e estratégias de gestão de riscos da Companhia; (ii) Assessorar o Conselho de Administração no monitoramento da adequação e efetividade da estrutura de gestão de riscos da Companhia e (iii) Monitorar as posições de riscos no âmbito da Companhia, assim como as alterações relevantes em relação às estratégias adotadas e o status dos planos de continuidade de negócios.

Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos

O Comitê é composto por 4 membros, dos quais: (i) Antônio Cassio dos Santos – Membro Efetivo do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê; (ii) Miguel Angêlo Junger Simas – Membro do Conselho de Administração; (iii) Hélio Fernando Leite Solino – Membro Efetivo do Conselho de Administração e (iv) Marcos Eduardo Ferreira – Membro Externo.

O Comitê tem como algumas de suas principais funções: (i) Analisar a conjuntura e os cenários econômico-financeiros e seus impactos sobre as atividades da Companhia; (ii) Avaliar a eficácia da gestão de recursos e, se necessário, implementar ações corretivas e (iii) Analisar resultados operacionais, financeiros e patrimoniais.

Encontre aqui, os Regimentos Internos dos Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração.

*Maiores informações poderão ser encontradas em nosso Formulário de Referência