Dinâmica Comercial da Venda de Seguros:

Em nosso principal ambiente de negócios, nossos produtos são divididos em quatro categorias: (i) operação bancassurance, (ii) operação produtos tradicionais, (iii) operação corporate e (iv) operação parceiros. A dinâmica comercial nesses quatro blocos é feita de forma distinta:

Produtos de Bancassurance possuem maior aderência às transações financeiras do banco (Crédito Habitacional, Crédito Consignado, Abertura de Conta, dentre outros), que acontecem principalmente nas agências e nos correspondentes bancários. Nessa categoria, a compra do seguro está, em geral, associada à oferta realizada no momento da concretização de uma operação bancária. São produtos como: seguro Habitacional, Prestamista, Vida, Residencial e Multirrisco Empresarial. Em 2017, os produtos bancassurance representaram 75% da nossa receita bruta total.

Produtos Tradicionais de seguros, por sua vez, dependem de esforços ativos de venda em canais que vão além das agências e correspondentes bancários. Nessa categoria, o cliente possui intenção de compra anterior ao contato com o canal de vendas. São produtos como: seguro Auto e Saúde. Nestes casos, diferente do que ocorre na comercialização dos produtos de bancassurance, atuamos em canais alternativos, principalmente por meio da nossa central remota de vendas e renovação. Os produtos tradicionais representaram 4% da nossa receita bruta em 2017.

A Operação Corporate atua com força de vendas especializada, fora das agências CAIXA, oferecendo soluções integradas e customizadas para grandes empresas em seus projetos e investimentos, garantindo a melhor prestação de serviços, com produtos alinhados às necessidades de operações diferenciadas, gerando valor para pessoas e negócios. As vendas destes produtos são originadas tanto fora do ambiente da CAIXA, quanto através de indicações feitas nas agências e superintendências do banco. O processo de venda de seguros de riscos especiais é consultivo, pois depende de especificações atuariais a respeito dos riscos de subscrição a serem aceitos pela seguradora. Em decorrência do processo de venda mais complexo, as taxas de comissão praticadas costumam ser superiores aos produtos de bancassurance. Nesta categoria comercializamos produtos de outras seguradoras, sendo que os principais produtos comercializados por nós são: (i) garantias diversas; (ii) seguro rural; (iii) vida em grupo; (iv) responsabilidade civil; e (v) patrimoniais. A operação corporate representou 8% da nossa receita bruta em 2017.

Na Operação Parceiros, atuamos na prospecção e ativação de parceiros estratégicos para a venda de consórcios e seguros correlatos fora das agências CAIXA, em mais de 2500 pontos de vendas espalhados pelo país. Os principais produtos comercializados por nós são: (i) consórcios, nas modalidades Auto e Imobiliário; (ii) seguro prestamista e (iii) seguro quebra de garantia. O consórcio é um produto da Caixa Consórcios, vendido diretamente pela equipe da Wiz e, especialmente, pela rede de parceiros, onde a Wiz atua na ativação, acompanhamento e capacitação. O seguro prestamista garante a quitação da dívida do consorciado em caso de morte ou invalidez permanente (produto da Caixa Seguradora), sendo que, a compra do seguro está, em geral, associada à oferta realizada na venda das cartas de consórcios. O seguro quebra de garantia é utilizado para assegurar o grupo de consorciados em caso de inadimplência (produto da Previsul, sendo que todos os consórcios da Caixa Consórcios são assegurados por esse produto).