Conselho de Administração

Experiência profissional dos membros do Conselho de Administração
Antônio Cássio dos Santos – Presidente do Conselho de Administração
O Sr. Antônio Cássio dos Santos é economista, conta com dois MBAs: no Brasil pelo IBMEC/SP e nos Estados Unidos pela Vanderbilt University/Tennessee, onde também obteve especialização em Assuntos Latino-Americanos; Cursou Mestrado em Psicoterapia pela Escola Paulista de Psicodrama; Pós Mestrado em Negócios Globais pelo IESE Madrid; especializações pela London Business School em Liderança Empresarial e em Transformação Digital, pelo IMD Lausanne em Diversidade e Inclusão, pela Cambridge School em Sustentabilidade, e em Física Quântica Aplicada Barra de Access pela Consciousnesses EEUU. Concluiu, ainda, o Curso de Melhores Práticas para Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Responsabilidade dos Administradores, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Eleito 4 vezes “Executivo de Valor” como melhor CEO do Setor de Seguros, e Top 20 melhores CEO do Brasil pelo Jornal Valor Econômico; e um dos 5 executivos mais influentes da América Latina no Setor pela Insurance Business Review. Com mais de 40 anos de experiência na área, presidiu a Federação Nacional de Vida e Previdência no início da década passada. Entre os principais postos que ocupou estão: (i) Foi CEO do IRB Brasil Re, e nos últimos 5 anos anteriores ocupou cargos no Conselho em várias unidades no mundo da Assicurazioni Generali S.p.A., onde, até março de 2020, ocupou o cargo de CEO para as Regiões Américas e para o Sul da Europa; (ii) Foi CEO da Zurich Insurance Group para América Latina, ocasião em que também ocupou o cargo de Chairman para América Latina e Membro do Conselho Consultivo Mundial da empresa de 2011 e 2015; (iii) como Executive Chairman, presidiu o Grupo Mapfre Brasil Seguros entre 2000 e 2011; (iv) trabalhou na Whirlpool em várias posições de alta gestão no Brasil e Estados Unidos entre 1992 e 2000; (v) entre 1979 e 1992, desenvolveu sua carreira passando por várias empresas do setor, desde a posição de “clerk” até alcançar aos 24 anos de idade o posto de CFO. Além disso, é membro representante do Brasil na Genéve Association, importante entidade que reúne relevantes personalidades do mundo do seguro e considerada a principal “think tank” do setor. Atualmente é Presidente do Conselho do IRB Brasil Re., Membro do Conselho da Obb Capital, e Membro do Conselho de Trustees da FGV. Empreendedor nos setores veterinário e de cashback.
David João Almeida dos Reis Borges
David João Almeida dos Reis Borges é economista, formado pela Université Paris – VIII – Saint Denis, França, e possui vasta  experiência executiva, incluindo participações como membro da administração de empresas como Terravista/T-Online Portugal (2002), Mobile Value (2003-2005), Exanetis (2002-2006). Atuou como líder de comunicação do Programa PAR (2006-2009) e posteriormente como líder de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo PAR (2009-2011). Em 2013 exerceu o cargo de Diretor Executivo da PAR Relacionamento e de 2011 a 2015 exerceu o cargo de Consultor da Presidência do Grupo PAR, continuando sua atuação no grupo onde atualmente desempenha a função de Diretor Executivo da Integra Participações S.A. Além do cargo e função ora descrito, ocupa o cargo de Conselheiro da empresa Crescer Serviços de Orientação a Empreendedores S.A desde 2 de julho de 2019.
Miguel Ângelo Junger de Simas
O Sr. Miguel Ângelo Simas é graduado em administração pela Universidade Estácio de Sá. O Sr. Miguel possui quase 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado como Diretor Estatutário do Banco Investcorp e Diretor Administrativo da Corretora Banfort. Possui mais de 10 anos como sócio das empresas MSimas Contábil, Process BPO e Crowe Horwath BPO. Atualmente, também é diretor executivo da Integra Participações S.A., membro do nosso bloco de controle. Atualmente, o Sr. Miguel pertence ao Comitê de Auditoria e ao Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos.
Elício Lima
Elício Lima é graduado em Direito e possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Ingressou na Caixa Econômica Federal (“CEF”) em 2000, ocupando cargos de Gerente Geral e Gerente Nacional, Superintendente Regional de Rede e Superintendente Nacional. Elicio atuou por 8 anos como membro titular do Conselho Deliberativo Regional do SEBRAE DF – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro Empresa e do COPEP/DF – Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal. Atualmente, o Sr. Elício pertence ao Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas.
Hélio Fernando Leite Solino
O Sr. Hélio Fernando Leite Solino começou sua carreira como Gerente de Orçamento e Custos, na Companhia Internacional de Seguros (1977-1984), foi Superintendente de Planejamento e Controle da Generali do Brasil (1984-1989), com vasta experiência executiva, incluindo atuação na Arbi Seguros/Santa Cruz Seguros (1990-1996), Executivos Seguros (1996-1997), AIG Brasil – Unibanco Seguros e Garantec (1997-2000) e QBE Brasil Seguros S/A (2000-2016). Desde 2017, compõe o Comitê de Auditoria de todas as empresas do Grupo Zurich Seguros, no Brasil, incluindo duas empresas da joint venture entre a Zurich e o Banco Santander. Atualmente, o Sr. Hélio pertence ao Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos.
Flávio Bauer
O Sr. Flávio Bauer é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde também realizou sua pós-graduação. Começou sua carreira como trainee nas empresas Aachener und Munchener Versicherung e RK Harrison Insurance Brokers, London. Foi Gerente do Departamento de Resseguros na Divisão Internacional da Bunge (1980/1992), Gerente de co-seguros e resseguros na MAPFRE (1992-1994), Gerente da Divisão do Ramo Metropolitano de São Paulo da MAPFRE, Chefe Executivo na Sedwick and Sedgwick Nikols Portominas do Brasil (1996/1999), Vice Presidente da ACE Seguradora S/A (2000/2001), Presidente da ACE Seguradora S/A (2002/2005), Presidente da Marsh Corretora de Seguros Ltda., Presidente do Citibank Corretora de Seguros S/A (2009/2010) e Vice Presidente da Divisão Global de Contas da LATAM, atualmente Chubb. Atualmente, o Sr. Flávio pertence ao Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas.
Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho
O Sr. Carlos Alberto foi Vice Presidente da Sulamérica Seguros, Previdência e Investimentos, posição em que foi responsável pelas áreas de Seguros de Vida e Planos de Previdência, Seguros de Automóvel, de Property & Casualty, além das de Vendas e Marketing e de Estratégia e Projetos. Foi um dos fundadores da Icatu Seguros em 1992, onde iniciou como Vice Presidente Comercial e de Underwriting e foi Presidente e CEO. Em 2010 deixou a SulAmérica para coordenar a integração de 27 corretoras de seguros na holding Brasil Insurance e participar do processo de IPO desta, antes de retornar à SulAmérica em Junho de 2011. Foi membro do conselho de administração da Icatu Seguros e Brasil Veículos Seguradora (Grupo BB) e realizou os programas de Senior Executive Management pela LBS-London Business School, de Preparação de Conselheiros pela FDC-Fundação Don Cabral, MBA pela FEA-USP, Fundamentals of Pension Plans pela Wharton University e Life Insurance Planning pelo American College of Philadelphia. Atualmente, o Sr. Carlos Alberto pertence ao Comitê de Riscos, Compliance e Partes Relacionadas.
Experiência profissional dos membros independentes do Conselho de Administração:
Shakhaf Wine
O Sr. Shakhaf Wine é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi trader de câmbio no Banco Icatu, de 1990 a 1993, assumindo, em 1993 a posição de Senior Associate Director pelo Morgan Grenfell DMG / Deutsche Bank em Londres, por cinco anos consecutivos. De 1998 a 2003 Sr. Wine se tornou membro sênior de uma das principais equipes europeias de investment banking no setor de telecomunicações, pelo Merrill Lynch International. Em 2003, o Sr. Wine exerceu o cargo de Membro do Comitê Executivo e do Conselho de Administração da Portugal Telecom, permanecendo no cargo até 2015, quando em 2016 assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração pela Contax S.A., o qual exerceu até 2017. Atualmente, o Sr. Shakhaf Wine é Coordenador do Comitê de Pessoas, Governança, Remuneração e Sustentabilidade (ASG).
Isabella Saboya de Albuquerque
A Sra. Isabella Saboya é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1993). Foi assessora da presidência da Comissão de Valores Mobiliários – CVM (2000/2001), tendo participado da formulação do Projeto de Reforma da Lei das Sociedades Anônimas e do Grupo de Trabalho do Mercado de Capitais -GTMC. Trabalhou na formulação de um Código de Governança Corporativa lançado pela CVM e foi membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro do Conselho de Administração da BrasilAgro – Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (desde outubro de 2021), companhia aberta do ramo de agronegócio; (ii) Membro do Conselho Consultivo da Artha Educação Ltda. (desde maio de 2021), empresa do ramo de consultoria em sustentabilidade; (iii) Membro do Conselho de Administração (de outubro de 2017 a maio de 2021) e Coordenadora do Comitê de Auditoria (de março de 2020 a maio de 2021) da Vale S.A., companhia aberta do ramo de mineração e logística; (iv) Membro Titular do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (entre março de 2016 e março de 2019), instituição sem fins lucrativos; (v) Membro do Conselho de Administração, Membro do Comitê de Gente e Remuneração e Gente e Coordenadora do Comitê de Transações com Partes Relacionadas da Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. ( de outubro de 2015 a abril de 2020); (vi) Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A. (de abril de 2016 a abril de 2017), companhia aberta do setor de engenharia; e (vii) Membro do Conselho de Administração da Br Malls S.A. (de maio de 2016 a março de 2017), holding de shopping centers. A Sra. Isabella Saboya é Membro do Comitê Executivo do Código Brasileiro de Stewardship (desde setembro de 2021), Membro do Grupo de Trabalho de Implementação do Código Stewardship (desde novembro de 2015). Atualmente, a Sra. Isabella Saboya pertence ao Comitê de Pessoas, Governança, Remuneração e Sustentabilidade (ASG).