Vida

Trata-se de apólices de seguro de vida individuais oferecidas aos clientes da CAIXA no balcão das agências e outros canais. Atualmente é o produto com maior relevância na nossa receita. O seguro Vida possui enorme importância no modelo de bancassurance, pois acreditamos ter grande potencial de crescimento na base de clientes da CAIXA. A aderência do seguro de vida ao canal de bancassurance ocorre principalmente por: (i) simplicidade do produto, (ii) agilidade no momento da venda, bem como (iii) comodidade na cobrança através de débito automático em conta corrente.

O seguro de vida é dividido em dois principais segmentos:

Pessoas físicas: Ofertado diretamente a toda a rede de correntistas e poupadores da CAIXA. O principal produto deste segmento é o ‘Vida da Gente’ que possuí cobertura para morte por causas naturais e acidentais bem como sorteios mensais, assistência domiciliar (Check-up Lar) e assistência funeral. Dentro dos produtos para pessoa física também se destaca o seguro Amparo, vendido exclusivamente nas lotéricas e correspondentes bancários.

Pessoas jurídicas: Ofertados para a base de clientes pessoa jurídica da CAIXA sendo principalmente composta por pequenas e médias empresas. O principal produto do segmento é o ‘Vida Empresarial’ e possui cobertura e benefícios simplificados, em linha com o perfil de clientes da CAIXA.

O seguro Habitacional é essencial para viabilizar a concessão de crédito habitacional. O seguro habitacional é obrigatório no Brasil e o produto é composto por dois tipos de cobertura:

Seguro de morte ou invalidez permanente (Seguro MIP): Este seguro garante que em caso de morte ou invalidez do segurado, o contrato de financiamento será quitado pela seguradora.

O custo deste seguro de vida muda em função da idade do contratante no momento da assinatura do contrato de financiamento, bem como de reenquadramentos de idade que ocorrem a cada 5 anos.

Danos físicos ao imóvel (Seguro DFI): Este seguro protege contra danos estruturais causados ao imóvel. O custo deste seguro é feito com base no preço de avaliação da CAIXA sobre o imóvel.

A receita de comissão com seguro Habitacional representa um grande diferencial estratégico para nós, uma vez que o longo prazo de permanência dos clientes em carteira faz com que vendas passadas tenham maior relevância do que as novas vendas em termos de receita, gerando maior previsibilidade desta linha de receita.

O seguro Prestamista funciona como garantia para o contratante do financiamento que, em caso de morte ou invalidez, terá sua dívida quitada. Este seguro representa uma importante segurança, tanto para quem contrata o seguro, pois elimina o risco de que sua família tenha que arcar com a dívida, em caso de falecimento, quanto para a instituição financeira cedente, por diminuir a inadimplência e garantir a quitação do crédito em caso de ocorrência do sinistro.

Composto por três linhas de produtos:

Auto: O seguro Auto da Caixa Seguradora possui como coberturas básicas a colisão, incêndio, roubo, furto, dano corporal e dano material causado a terceiros. Coberturas adicionais como vidros e carro reserva dentre outras podem complementar a apólice de seguro. A nossa atuação comercial na venda do seguro Auto contribui de forma relevante para sustentar os níveis de crescimento deste produto para Caixa Seguradora, uma vez que a compra do seguro Auto pelo cliente se dá, na maioria das vezes, fora dos canais de bancassurance. Desta forma, nossas centrais remotas possuem um papel estratégico na venda e renovação do seguro Auto.

Residencial: O produto Residencial consiste no seguro patrimonial de imóveis residenciais. O ambiente da CAIXA representa grande potencial de crescimento do seguro Residencial, já que o banco está fortemente associado ao crédito habitacional. Por se tratar de um produto com renovação anual ele gera um relacionamento de longo prazo com o cliente.

Empresarial: O seguro empresarial é o seguro patrimonial para empresas. O produto oferece uma gama variada de coberturas aos segurados, tendo como cobertura básica a de incêndio e explosão. Coberturas adicionais são incluídas de acordo com o segmento de atuação da empresa. Adicionalmente com o fortalecimento do crédito rotativo para empresas, diversas instituições financeiras vem requisitando o seguro das operações para garantir a continuidade dos negócios.

Este grupo contempla a receita de comissão de venda de três produtos: previdência, consórcio e capitalização. Estes produtos representam uma parcela menor do nosso resultado e tem como característica principal o fato de em muitos casos atuarem como substitutos de produtos financeiros tradicionais.